quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Mercedes-Benz Classe E: novos motores, mais tecnologia


 
A Mercedes-Benz está lançando mundialmente a nova linha Classe E, com design mais esportivo e novas opções de motorização. A Classe E continua disponível em duas versões de acabamento (Elegance e Avantgarde) e duas opções de carroceria, sedã (Saloon) e perua (Estate), e agrega soluções de eletrônica embarcada que antecipam o que virá nos modelos de alto luxo da Classe S.
De acordo com a montadora, os novos motores a gasolina da linha 2013 seguem a filosofia da linha de motores BlueDIRECT, com a entrada de uma versão quatro cilindros e 2 litros, turbinado, com opções de 184 cv e 211 cv. O conjunto possui injeção direta e agrega injetores piezelétricos, ignição rápida multifaíscas, comando de válvulas variável na admissão e exaustão, bomba de óleo controlada e balanceador dinâmico com rolamentos antifricção - este aplicado pela primeira vez em um motor a gasolina, segundo a fábrica.
Ajudado pelo sistema de recirculação de gases do motor (SCR) de alta pressão, o Classe E com motor BlueDIRECT de 4 cilindros e transmissão 7G-TRONIC PLUS pode fazer até 17,24 km/l, conforme dados da Mercedes. A gama ainda possui, com a motorização V6 de 3,5 litros, três opções de potência (252, 306 e 333 cv) e uma opção V8 de 4,7 litros e 408 cv. Na Europa, o carro ainda terá duas opções de motores diesel, de 4 e 6 cilindros, e uma híbrida (diesel/elétrico) capaz de atingir nada menos que 75 kgfm de torque máximo e consumo de 24,39 km/l.
As opções de transmissão são a já citada 7G-TRONIC PLUS (automatizada de sete marchas) e a combinação desta caixa com o recém-lançado sistema de tração integral 4MATIC. Na suspensão, existem quatro configurações possíveis: duas Direct Control com sistema de amortecimento seletivo (sendo um acerto para conforto na linha Elegance e acerto esportivo para a Avantgarde); suspensão esportiva rebaixada (disponibilizada juntamente com os pacotes Exterior Sports ou AMG Sports) e suspensão pneumática Airmatic com sistema de amortecimento controlado eletronicamente, de série para os modelos V8. Nesta opção, a perua é equipada com suspensão a ar com sistema de controle de nivelamento integrado no eixo traseiro. (FL)
 

Hyundai Tucson ganha motor Flex

O utilitário esportivo Hyundai Tucson com sistema Flex já está disponível nas concessionárias da marca no Brasil. O veículo é equipado com o motor 2.0 l Flex DOHC com CVVT (Comando de Válvulas Variável), 16 válvulas, 4 cilindros em linha, cabeçote e bloco em alumínio e injeção eletrônica MPFi (Mult Point Fuel Injection). O conjunto é capaz de gerar 142 cv quando abastecido com gasolina e 146 cv com etanol a 6.000 rpm. O carro conta com câmbio automático de quatro velocidades.
Além da motorização bicombustível, o modelo topo de linha ganhou novo sistema TPMS, que avisa o condutor quando os pneus precisam ser calibrados, kit multimídia e bancos de couro de fábrica. A suspensão dianteira é independente, tipo McPherson com molas helicoidais e amortecedores pressurizados a gás de dupla ação. Na traseira, a suspensão é independente, tipo Dual-Link com molas helicoidais e também possui amortecedores pressurizados a gás de dupla ação.
O sistema de freios conta com ABS e EBD de quatro canais de última geração. Para aumentar a segurança e confiabilidade na condução do veículo, a direção possui assistência hidráulica progressiva. A Tucson Flex vem de série com vidros e retrovisores com acionamento elétrico, porta-objetos, porta-copos, descansa braços e console central para armazenamento de pequenos objetos. O automóvel ainda conta com itens como travamento e destravamento das portas a distância pelo sistema keyless e airbags para o condutor e passageiro.
A fim de proporcionar mais praticidade aos ocupantes, a Tucson ganhou acesso ao porta-malas pelo vidro vigia traseiro. O veículo também tem bastante espaço para acomodar as bagagens sem abrir mão do conforto. Com os bancos na posição normal, o volume do porta-malas é de 340l, já com os bancos traseiros totalmente rebatidos a capacidade aumenta para 1.250l. A versão básica do veículo está à venda por R$ 67.500. A topo de linha tem valor a partir de R$ 75.000.

Foi dada a largada para o Peugeot 208

Compacto começa a ser produzido em Porto Real e chegará às revendas em abril para enfrentar modelos como Ford New Fiesta, Fiat Punto e Chevrolet Sonic

Sueli Osório Enviada a Porto Real (RJ)
A PSA Peugeot Citroën iniciou hoje na fábrica de Porto Real (RJ) a produção do seu novo compacto, o 208. Para marcar a data, foi realizada uma cerimônia que teve a presença do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; do presidente mundial da PSA, Phillipe Varin; do presidente da PSA do Brasil e América Latina, Carlos Gomes; além do presidente do conselho do grupo, Thierry Peugeot.
O governador Sérgio Cabral dirigiu a primeira unidade do compacto a deixar a linha de montagem. Para lançar o modelo no Brasil, a PSA Peugeot Citroën investiu R$ 800 milhões para seu desenvolvimento. As linhas de produção foram ampliadas e receberam 83 novos robôs na estamparia, segundo Carlos Gomes.
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Atualmente, a fábrica é capaz de produzir 150 mil veículos por ano – das marcas Peugeot e Citroën. Com a conclusão das obras no complexo industrial e a instalação de novos equipamentos, essa capacidade aumentará para 220 mil unidades por ano em 2014.
“Vamos produzir 55 mil unidades do 208 em Porto Real em 2013 para o mercado brasileiro e da América Latina”, afirmou Carlos Gomes. Ele informou, no entanto, que o modelo vendido no Chile continuará sendo importado da Europa. “O volume para o Chile é pequeno e as normas do país são diferentes das nossas, então não valeria à pena fazer as mudanças necessárias para produzir essas poucas unidades aqui”, explicou.
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Carlos Gomes reforçou que o 207 continua sendo produzido. “O 208 não substitui o 207. A previsão hoje é de manter o 207 nas versões hatch, sedã e picape”. O executivo também confirmou que o utilitário esportivo compacto 2008, que compartilha a plataforma do 208, será produzido em Porto Real.
O presidente da PSA do Brasil e América Latina está contente com os resultados atingidos pelo modelo na Europa, onde foi lançado há menos de um ano. “Atingimos a liderança do segmento em dezembro no mercado europeu”, comemorou.

Lançamento

O lançamento oficial do modelo no País está marcado para os dias 20 e 21 de março e o carro chegará às concessionárias em abril. Mas antes haverá a venda de uma série especial limitada, que terá pintura especial e numeração de 001 a 208, com preço de R$ 54.990. A entrega da edição especial será feita em março.
Já se sabe que, assim como o Citroën C3, com o qual também divide a plataforma, o modelo terá duas opções de motores: o 1.5 flexível, que entrega 93 cv de potência com etanol, e o 1.6 Flex Start, que dispensa o tanquinho de partida a frio e gera 122 cv com o combustível de origem vegetal. Haverá opção de câmbio manual de cinco velocidades e automático de quatro.
Entre os concorrentes do compacto podemos apontar o Ford New Fiesta, Chevrolet Sonic e Fiat Punto

**Fonte: www.noticiasautomotivas.com.br

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Audi RS 7 chegará ao Brasil em 2014


Cupê 4 portas em sua versão superesportiva utiliza V8 biturbo de 560 cv


A Audi Brasil confirmou nesta sexta-feira (18) que o RS 7, versão superesportiva do A7 Sportback, será oferecida no Brasil no primeiro trimestre de 2014. O preço, contudo, ainda não foi informado.
Um dos grandes destaques do modelo está sob o capô, no caso o 4.0 V8 que conta com o auxílio de dois turbos para entregar 560 cv a 5.700 rpm e 71,4 mkgf de 1.750 a 5.500 rpm.
Além do escapamento esportivo opcional, o RS 7 conta com um interessante recurso que altera o funcionamento do sistema de exaustão e torna o som mais “encorpado”. Segundo a Audi, o RS 7 acelera de 0 a 100 em apenas 3s9 e, de fábrica, a velocidade máxima é limitada em 250 km/h. Os interessados podem aumentar o limite para 280 km/h com o Dynamic Package ou 305 km/h com o Dynamic Package Plus.
Com recursos como o start-stop, que desliga o motor quando o carro está parado, e o COD (Cylinder On Demand), o qual pode desativar os cilindros 2, 3, 5 e 8 quando o RS 7 não precisa de muita potência e torque, o Audi atinge um consumo médio de 10,2 km/l, também de acordo com a fabricante.
Além da tração integral quattro, o RS 7 conta com câmbio automático de 8 marchas. Para controlar tudo isso, o modelo conta com discos ventilados de 390 mm e pinças de freio com 6 pistões. A Audi disponibiliza como opcional discos de cerâmica de 420 mm, sendo que o controle de estabilidade é item de série, mas pode ser totalmente desabilitado no modo Sport. Além disso, ele conta com suspensão adaptativa.
 

Mercedes-Benz apresenta o novo E 63 AMG com sistema 4MATIC

A Mercedes-Benz está lançando o novo E 63 AMG nas versões S-Model e com sistema de tração integral AMG 4MATIC. Equipado com motor V8 biturbo com 5,5 litros, o veículo alcança 585 cv de potência máxima e torque de 800 Nm na configuração S-Model. Com a tecnologia AMG 4MATIC a potência é de 557 cv eo torque chega a 720 Nm. O modelo AMG topo de linha é oferecido nas versões Saloon e Estate.  As modificações no motor melhoraram o desempenho e a dinâmica de condução.
Na gama S-Model a aceleração sai da imobilidade e chega até 100 km/h em 3,6 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente. Além do aumento na potência, isto também se deve, em grande parte, à transmissão integral AMG 4MATIC desenvolvida para alto desempenho, com distribuição de potência de 33% para o eixo dianteiro e 67% para as rodas traseiras. O tracionamento perfeito durante a aceleração evita com eficiência perdas causadas pelo deslizamento das rodas.

Apesar da maior potência e ganho no desempenho, todos os modelos do E 63 AMG são mais eficientes, consomem menos combustível e apresentam menor emissão de gases de escapamento. Como benefício adicional, após a implementação das modificações internas nos motores, todos os AMGs E 63 passaram a atender às exigentes normas de emissões Euro 6, que só entrarão em vigor em 2015.
O veículo será comercializado com a transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete marchas e função ECO start/stop, que desliga o motor de oito cilindros sempre que o veículo estiver parado. Além disso, as características de trabalho da transmissão são sensivelmente suaves, com trocas de marchas quase imperceptíveis e antecipadas. Nesse modo de operação, normalmente a segunda marcha é utilizada quando o carro arranca.

O Classe E mais potente é equipado também com bloqueio do diferencial no eixo traseiro. Este pacote de alta tecnologia resulta no aumento da tração. Como item de série há rodas AMG de liga leve com 10 raios pintadas em cinza titânio e com acabamento em alto brilho. Os pneus tamanho 255/40 R 18 são instalados em rodas 9,0 x 18 polegadas na dianteira, enquanto as rodas traseiras de 9,5 x 18 polegadas levam pneus 285/35 R 18.
O modelo com tração integral e o S-Model vêm com pneus 255/35 R 19 (dianteiros) e 285/30 R 19 (traseiros), em rodas AMG de liga leve nos tamanhos 9,0 x 19 e 9,5 x 19 polegadas. Somente o modelo S de alto desempenho dispõe de rodas de liga leve com 10 raios pintadas em cinza titânio fosco com cubo com acabamento em alto brilho.

Tanto na frente como na traseira, os discos de freios são perfurados e com diâmetro de 360 milímetros. Os discos dianteiros, que são submetidos a níveis de tensão particularmente altos, são fabricados usando materiais de frenagem compostos, que foram desenvolvidos e testados em competições automobilísticas. Pinças com acabamento prateado com as letras AMG brancas, com seis (dianteiras) ou quatro (traseiras) pistões proporcionam uma desaceleração espontânea e resistente à fadiga, além de mínima distância de imobilização. Pinças com pintura vermelha identificam o S-Model.
No modelo S há um sistema AMG de frenagem com compostos de cerâmica, reconhecível pelos discos ainda maiores, com 402 milímetros e o logo "AMG Carbon Ceramic" nas pinças, que levam uma pintura especial. O sistema de cerâmica é, aproximadamente, 40% mais leve.  O início das vendas europeias do novo E 63 AMG com tração traseira acontecerá em abril de 2013 e será seguido, em junho, pelas versões E 63 AMG com tração integral e E 63 AMG S-Model.

Fonte: http://www.omecanico.com.br